fbpx

Blog HellTattoo

/
Blog

Quanto tempo dura o inchaço após a remoção de tatuagem a laser?

Após a remoção de tatuagem a laser, é normal que seus clientes notem algum inchaço na região. Isso acontece por causa da reação do organismo após o estímulo causado pela atuação do laser na área tratada.

Quando a remoção de tatuagem a laser é em área mais visível, como as sobrancelhas, é natural que seus clientes fiquem desesperados. Por isso, é importante saber detalhadamente como orientar seus clientes. Para que eles saibam que existe um inchaço após a remoção, por quanto tempo ele poderá se manifestar e como lidar com isso.

Neste post, nós vamos te dar algumas dicas sobre inchaço após a remoção de tatuagem e como preparar o seu cliente para tal.

Entenda que o inchaço após a remoção de tatuagem é normal

Antes de mais nada, é preciso entender que a exposição a laser desencadeia uma reação inflamatória nos tecidos. O objetivo da sessão é justamente que essa inflamação ocorra de forma controlada para que seja possível remover por completo os pigmentos da área tratada.

No entanto, seu cliente não tem obrigação de saber que a tatuagem ficará relativamente inchada. É seu dever profissional orientar e explicar antes da sessão. Especialmente se o cliente está removendo algo muito visível. Para que não se assuste ou marque algum compromisso logo após a sessão.

Ocasionando o aparecimento no local com as sobrancelhas inchadas ou com outra parte do corpo perceptivelmente inchada por causa da sessão. Ao ser orientado previamente, o cliente fica mais tranquilo em relação ao processo e sabe que tudo está ocorrendo como deveria.

Entenda a dinâmica do inchaço na região tratada

O inchaço após a remoção é ocasionado por causa da quebra do pigmento pelo feixe de laser. De modo que, o feixe possa fragmentar o pigmento em pequenas partículas, ocasionando pequenos danos na região tratada. Com isso, é natural que ocorra um pequeno edema. Cada pessoa pode ter edemas diferentes de acordo com a tendência natural de sua pele.

Pessoas com tendência maior a desenvolver edemas acabam apresentando um inchaço mais significativo. A quantidade de inchaço que ocorrerá nunca é uma coisa fácil de prever. Tendo em vista que, cada corpo é único e reage de uma forma.

A duração da manifestação do inchaço também é algo que pode variar muito. Algumas pessoas ficam inchadas por várias horas após o procedimento e outras chegam a ficar até vários dias. Quem fica inchado por vários dias nota diminuição gradual. No entanto, é preciso que em todos os casos o cliente saiba que isso irá ocorrer e fique tranquilo com o processo.

O inchaço durante a remoção a laser pode ser previsto em alguns casos

Mesmo cada corpo reagindo de uma forma, é importante ressaltar que, se houver muito pigmento nos tecidos, a probabilidade de inchaço é alta.

Se o cliente tem excesso de pele na região, por exemplo, nas sobrancelhas que já apresentam algum dano causado pelo envelhecimento, o edema pode ser prolongado. Portanto, em sua análise do cliente é possível fazer alguma previsão e com sua experiência orientar. Afinal um inchaço pronunciado e que durará muito tempo costuma causar desconforto em áreas muito visíveis. O que faz com que seja melhor avisar sobre isso com antecedência.

Pessoas com a pele mais densa geralmente não apresentam sinais de inchaço prolongado. Além disso, é importante informar que o inchaço não é um problema de saúde.
Tranquilizar seu cliente explicando previamente o processo e orientando novamente caso entre em contato é um zelo importante. Que conta como um diferencial e faz seu cliente se sentir mais seguro durante todo o processo de tratamento.

Oriente o uso de gelo no caso de inchaço após a remoção

Uma das melhores maneiras de reduzir o inchaço de diferentes regiões tratadas a laser é justamente aplicando gelo. As compressas geladas feitas por 15 minutos na região contribuem para que o processo inflamatório seja contido. E obviamente, não atrapalha os resultados obtidos com o estímulo do laser. Além de ser excelente para minimizar o inchaço, o gelo confere uma sensação agradável.

Tendo em vista que, o inchaço pode gerar desconforto e dores locais. Enquanto a aplicação de gelo é capaz de minimizar tais contratempos. Não recomendo a prescrição de nenhum medicamento para remover o edema.

O inchaço precisa diminuir com o passar do tempo

É normal haver algum inchaço após a remoção de tatuagem ou micropigmentação. Mas não é normal que o local continue inchando ao longo dos dias. O ideal é adotar o cuidado de aplicar gelo e observar. O inchaço da área precisa diminuir com o passar dos dias.

Caso comece a aumentar, é sinal de que a inflamação está fora de controle. Se houver uma tendência positiva – uma diminuição nas manifestações de inchaço ao longo do tempo, o processo está se desenvolvendo absolutamente normalmente!

A questão da duração das manifestações do inchaço depende de um grande número de fatores que são bastante difíceis de levar em conta. Portanto, o principal é que o inchaço precisa diminuir, com o passar dos dias. Caso o inchaço começa a aumentar é sinal de que algo não está correto e que precisa passar por uma avaliação profissional.

O inchaço ocorrerá em todas as sessões?

Dependendo da genética e tendência natural da pele da pessoa, sim! No entanto, é comum que ele diminua com o passar das sessões de remoção a laser. Lembre-se que o inchaço é ocasionado pela ação do laser no pigmento, quebrando em pequenas partículas para que o corpo consiga eliminar a tinta.

Portanto, o inchaço diminui à medida que menos pigmentos estão atuando no local onde o laser foi usado. Afinal, a concentração de pigmentos diminui e com isso, ocorre a minimização do edema local. Mas isso não exclui a importância de aplicar gelo após a sessão caso sinta algum desconforto associado ao inchaço.

E já conhecendo a tendência de seu corpo ao inchaço após a primeira sessão, vale a pena atuar em horários estratégicos para que consiga fazer a sessão sem que o edema complique sua agenda. Afinal, em áreas muito visíveis é natural querer fazer a sessão e ir para casa, evitando questionamentos relacionados ao inchaço da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.