fbpx

Blog HellTattoo

/
Blog

Complicações após a remoção a laser: o que há de errado?

Complicações após a remoção a laser

Sabia que complicações após a remoção a laser podem ocorrer? Muitos profissionais iniciantes na área ficam perdidos quando o cliente envia uma mensagem desesperado por algum problema após o procedimento.

Ficar aterrorizado, ignorar ou não ajudar como deveria são as piores coisas que o profissional de remoção poderia fazer, tendo em vista que é necessário tranquilizar e orientar o cliente.

Por isso, te prepararemos para que você tenha a postura correta nestes casos. Confira a seguir:

Entenda quais são as principais complicações após a remoção a laser

Antes de mais nada, é preciso entender que são demandas que estão fora de seu controle, como efeitos colaterais causados por alguma patologia do indivíduo. Em geral, estes efeitos são aceitáveis, mas requerem tratamento. Sendo assim, o profissional deve estar bem preparado.

Normalmente, as complicações são precoces ou tardias. As precoces são habitualmente causadas por trauma – dano mecânico direto. Bolhas, por exemplo, são um tipo de dano mecânico direto que podem ocorrer após o procedimento. Saber sobre tal possibilidade e orientar o cliente são cuidados fundamentais.

Já as complicações tardias costumam ser mais negligenciadas, mas não deveriam! Elas costumam ser:

  • – Despigmentação – perda de pigmentação pela pele;
  • – Hiperpigmentação – excesso de pigmentação da pele;
  • – Formação de vários graus de gravidade de cicatrizes;
  • – Em casos mais raros, alguma reação alérgica.

Como corrigir as complicações após a remoção a laser?

Existem complicações reversíveis e irreversíveis. Portanto, é necessário analisar a situação para resolvê-la de forma correta. É possível, por exemplo, causar uma lesão grave na pele do paciente durante a remoção. Mas, ao perceber o problema, você precisa orientá-lo e realizar tratamento em tempo hábil a fim de evitar manchas e/ou cicatrizes.

Entretanto, geralmente, o profissional se desespera e teme um processo. E com isso, acaba abandonando o caso e não fornece respostas. Isso transforma o reversível em irreversível.

As complicações irreversíveis estão intimamente ligadas à formação de cicatrizes. Estes problemas se relacionam ao uso inadequado do laser na remoção da tatuagem.

Vamos te explicar melhor o que pode desencadear complicações após a remoção.

Quais fatores provocam complicações na remoção a laser?

Abaixo, elencamos alguns deles:

1. Energia do laser superestimada, visando resultados muito rápidos

Alguns profissionais mais inexperientes costumam aumentar o poder do laser, para que possam conquistar um melhor efeito na remoção. O desejo é acelerar o processo. Porém, na verdade, isso não aumenta a produtividade, somente a probabilidade de erros.

Utilize sempre o laser com a energia adequada para o trabalho que está desempenhando, de modo que isso te ajude a obter resultados seguros. Deixe seu cliente consciente de que a remoção de tatuagem a laser demora e é um processo necessário para ter uma pele bonita e saudável.

2. O diâmetro do ponto do feixe de laser é muito pequeno

Ter o diâmetro adequado é fundamental para que possa concentrar o feixe de laser da forma correta, sempre mirando na área que deverá ser tratada. Isso garante eficiência e segurança.

3. Falta de recomendações adequadas pós sessão

Quando o indivíduo não é corretamente orientado em relação aos cuidados pós sessão, é normal que cometa erros sem saber.

O ideal é que o profissional tenha o cuidado de orientar verbalmente seus clientes, bem como entregar uma folha com todas as orientações por escrito. Este cuidado é benéfico para ambas as partes. Os pacientes terão um bom processo de cicatrização e o responsável pelo procedimento será resguardado por sua conduta coerente em casos de contratempos.

Como evitar incidentes traumáticos durante a remoção a laser?

Faça o uso de um laser adequado, estude suas sutilezas no processo de remoção de tatuagem, aprenda sobre fisiologia da pele e dos pigmentos. São tarefas imprescindíveis para que os resultados sejam compatíveis com as expectativas dos pacientes. Consequentemente, clientes satisfeitos proporcionarão divulgações positivas sobre o seu negócio.

Em primeiro lugar, invista na qualidade de sua formação. Em segundo, adquira um bom laser e siga as orientações que já aprendeu sobre o manuseio.

Dica valiosa: não se baseie apenas nas instruções do próprio laser. Desfrute de seus conhecimentos para comprar com assertividade e também para utilizar o equipamento. Tenha cuidado com cada etapa para que possa ser um profissional reconhecido pelo mercado.

Reforçando o que já falamos por aqui, quando o consumidor sabe que pode confiar no seu trabalho e te indica para os amigos, sua lista de clientes cresce e seu nome é marcado pela qualidade nos atendimentos e atenção aos detalhes.

Aproveite nossas dicas para implementar em seu cotidiano e tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso!

 

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DE CONTEÚDO: 12/01/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress