fbpx

Blog HellTattoo

/
Blog

Entenda quais as principais diferenças entre tinta, pigmento, corante

diferenças entre tinta, pigmento, corante

Sabia que tinta, pigmento e corante não são sinônimos? É muito importante compreender a diferença entre os conceitos para que saiba exatamente o que está sendo colocado ou removido de sua pele!

Tendo em vista que, a tinta, pigmento e corantes são substâncias diferentes que estão entrando em sua pele. E entender a diferença possibilita que possa buscar o tratamento correto caso queira remover alguma das substâncias que foi usada em sua pele.

Dependendo de qual é seu objetivo, são usados diferentes produtos para alcançar o resultado pretendido. Seja uma maquiagem permanente ou uma tatuagem. E por isso, nós vamos explicar detalhadamente o que é tinta, pigmento e corante a partir de agora. Continue a leitura.

Tinta, pigmento e corante não são sinônimos

É fundamental que toda pessoa interessada em remover uma tatuagem entenda que tinta, pigmento e corante não são sinônimos. Uma vez eu, cada substância tem propriedades distintas entre si. E por isso mesmo, são materiais que se comportam de formas diferentes na hora da remoção a laser.

O que são pigmentos?

O pigmento é a designação dada para a substância que possuem cor própria e que têm como origem, uma composição química, e contém compostos biológicos diversos. Existem dois tipos de pigmentos quando se trata de tatuagens e micropigmentação, são eles: pigmentos orgânicos e inorgânicos.

O que são tintas de tatuagem?

As tintas de tatuagem, quando feitas, para atingir a perfeição, é almejada sempre uma tinta homogênea de fácil aplicação, quanto mais homogênea melhor. Nas misturas das tintas geralmente são usados: Ethanol, água destilada, glicerina. Entretanto podem ser encontradas outras substâncias tais como álcool, glicol de etileno, Aldeídos e substâncias glicerinadas. Também existem pigmentos que são vendidos em pó.

Tintas de tatuagem é uma receita mais complexa, que tem o pigmento em pó e componentes adicionais. Tais componentes dependem diretamente de qual é a tinta. Já foram encontradas até 147 substâncias pigmentares em tatuagens de tinta PMU. Além disso, a formulação da tinta inclui 160 substâncias adicionais que não são necessariamente pigmentos.

E o que é um corante?

O corante define uma substância colorida que é usada para colorir algo. Todo corante na maquiagem definitiva é um composto solúvel que perde sua estrutura ao interagir com uma substância, passando a colorir tal substância. Por exemplo, que existe uma base branca, basta adicionar um corante marrom na base para que toda a base fique com tom marrom.

Qual a importância de saber a diferença entre os produtos?

É fundamental conhecer detalhadamente a diferença entre os produtos disponíveis no mercado. Tendo em vista que, cada produto é usado com uma finalidade no segmento da micropigmentação, maquiagem definitiva e tatuagem.

Afinal, cada produto tem sua especificidade. Em geral, o tatuador faz uso de tinta com múltiplos pigmentos para que possa fixar a tatuagem na camada mais interna da pele de seu cliente. Aspecto que possibilita a fixação do desenho, que não é removido com facilidade mesmo que a pele descame na região.

Compreendendo qual é o tipo de produto usado na pele de seu cliente de remoção de tatuagem, se torna muito mais fácil orientar o procedimento e esclarecer as eventuais dúvidas. Uma vez que, sabe exatamente como o produto irá se comportar na pele. Possibilitando uma remoção eficiente e segura.

Tatuagens que não são feitas por profissionais são mais desafiadoras

Alguns mestres de remoção de tatuagem avaliam seus potenciais clientes e ao perceberem que a tinta usada na pele não é profissional, optam por não conduzir a remoção.

Esse cuidado é mantido pelos especialistas em alguns casos, com o objetivo de evitar a insatisfação do cliente com a técnica de remoção. Tendo em vista que, produtos usados na pele que não são de qualidade profissional se comportam de diferentes formas durante a remoção.

Por isso, não é incomum que o resultado fique a desejar quando a tinta não é profissional. O que desencadeia insatisfação do cliente e inviabiliza que o profissional ofereça 100% de certeza de que entregará um resultado de alta qualidade com pele natural.

Sabendo que não pode garantir 100% o resultado por não ter certeza de como o material irá se comportar na remoção de tatuagem, muitos mestres de remoção simplesmente optam por não atender após avaliar a pele. Em alguns casos, o profissional é transparente e deixa o cliente escolher se deseja testar a remoção e observar a reação na prática. Afinal, cada material é único e cada profissional tem sua própria abordagem.

No entanto, ser transparente com o cliente é fundamental para que seja possível ter uma relação de confiança e garantir satisfação com o resultado final conquistado.

É importante saber o que está sendo aplicado em sua pele

Como cliente de um tatuador ou profissional de micropigmentação, é muito importante se informar em relação ao que será usado em sua pele.

Compreendendo se é um pigmento, uma tinta, se é de qualidade profissional e qual a durabilidade do material. De modo que, tais informações contribuam para ter certeza de que está sendo submetido a um método confiável e usando um material de qualidade. A micropigmentação da boca ou sobrancelhas, por exemplo, usa tinta que não é definitiva na pele.

Com a exposição ao sol e alimentação diária a cor vai mudando na pele. O que faz com que seja necessário recorrer ao retoque para evitar que o tom alcançado se torne incompatível com seu estilo pessoal ou cor de pele e cabelos. Afinal, é algo que está em seu rosto e tende a ser muito marcante quando a cor sofre oxidação e muda de forma significativa.

Além disso, sabendo o que foi aplicado em sua pele é possível procurar o profissional correto em caso de optar pela remoção a laser. Portanto, não é algo que precisa ser de conhecimento exclusivo dos profissionais que atuam com remoção. Como cliente, é importante ter certeza sobre o procedimento que está sendo feito em sua pele.

Estude sobre pigmento, tinta e corante

Quer dominar todos os conteúdos que envolvem a rotina de um profissional de remoção de tatuagem?

O Curso Gone Ink é completo para que possa adquirir ou atualizar seus conhecimentos na área. Viabilizando que se torne um profissional melhor após passar pela imersão que foca em todo o conteúdo que um especialista em remoção de tatuagem precisa dominar para se diferenciar no mercado.

Aproveite a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos na área enquanto conhece profissionais e vivencia um momento único em sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.