fbpx

Blog HellTattoo

/
Blog

7 regras para trabalhar com laser de forma segura

trabalhar com laser de forma segura

Existem algumas regras para trabalhar com laser que devem ser seguidas no cotidiano de todos os profissionais que atuam na área. Tendo como principal objetivo proteger o cliente e a si mesmo, fazendo um trabalho que preza pela qualidade e que oferece segurança para todos os envolvidos no procedimento.

Ao trabalhar com remoção a laser, tudo deverá ser de alta qualidade. Desde o equipamento até o atendimento e produtos utilizados devem ser pensados para oferecer a melhor qualidade. Nós vamos explicar mais detalhes, para que entenda que não é preciso comprar apenas um mega laser! É preciso saber manusear corretamente e desenvolver um trabalho que preza pela segurança.

Regras para trabalhar com laser de forma segura

Alguns aspectos são inegociáveis quando o objetivo é manter a segurança no trabalho com laser. Elencamos quais são os principais pontos a serem considerados em sua rotina de trabalho!

1. Use óculos de segurança em seu paciente

Nenhum profissional está imune a acidentes. Por isso mesmo, é importante disponibilizar os itens de segurança para seu cliente. Mesmo que esteja fazendo uso do laser em região muito afastada dos olhos, ser cuidadoso nunca causará arrependimentos.

Afinal, um equívoco durante o uso do laser sem a devida proteção poderá causar uma lesão ocular grave em seu cliente e desencadear sérios problemas para sua carreira.

2. Não devem existir espelhos e superfícies de vidro abertas na sala de atendimento

Onde o laser é aplicado para a remoção de tatuagens, não deve existir o uso de espelhos ou superfícies de vidro. Tendo em vista que, em caso de acidente o laser poderá ser disparado na direção do vidro ou espelho e a partir disso, espalhado em todo o ambiente.

É importante pensar na sua decoração e evitar qualquer acessório que possa refletir o laser, causando acidentes em seu ambiente de trabalho.

3. Use equipamentos modernos e confiáveis para remoção a laser

Ter um equipamento moderno e de boa qualidade é um fator de segurança. Tendo em vista que, os modelos mais modernos são responsáveis por um feixe bem direcionado e eficiente. Possibilitando que o especialista saiba exatamente para onde o laser está apontando. Garantindo um processo eficaz e que conta com dispositivos de segurança.

Os aparelhos de laser mais ovos contam com botão de emergência. De modo que, possa ser acionado caso aconteça algo e o profissional precise interromper o trabalho com rapidez.

4. Uso de óculos por parte do profissional

É muito comum que o especialista negligencie o uso de óculos durante o atendimento. Quem realmente busca trabalhar com laser de forma segura precisa ter como cuidado o uso de óculos de proteção em si mesmo. Há uma opinião generalizada de que para um comprimento de onda de 1064 nm, o operador não precisa usar óculos de proteção. Então, isso não é verdade!

Todo trabalho seguro com um laser requer a proteção adequada do cliente e do profissional. Sem óculos de proteção estará expondo sua própria visão a diversos riscos graves, inclusive de cegueira. Conheça os melhores modelos de óculos de proteção a laser.

5. Não use álcool na pele de seu cliente

Não é raro que a pressa motive a desinfetar rapidamente a pele do paciente com álcool. Acontece que, essa situação pode gerar um “ateio de fogo” na pele de seu cliente. Isso aumenta o risco de queimaduras no local e diminui o conforto do cliente durante o procedimento. Seu cliente não deve passar por esse desconforto!

Faça uma limpeza adequada sem a utilização de álcool para evitar acidentes. Certamente um procedimento de maior qualidade fará diferença na experiência de seu cliente. Principalmente para evita traumas e garantir que o procedimento seja seguro com laser e o cliente queira voltar para a próxima sessão.

6. Sempre observe para onde seu manípulo está direcionado para um trabalhar com laser de forma segura

É muito comum precisar parar o uso do manípulo por breves momentos durante o atendimento. Se isso ocorrer, direcione o manípulo para baixo. Se precisar descansar as mãos, faça a colocação do manípulo em sua perna sendo direcionado para baixo ou coloque em algum apoio que direcione o laser para baixo.

De modo que, a direção do feixe de laser possa estar sob seu controle, evitando um manuseio descuidado do manípulo que pode desencadear algum acidente em sua sala de atendimento. Um feixe de laser pode causar prejuízos para quem é exposto acidentalmente, mesmo a 200 metros da fonte de radiação.

7. Use proteção em seu pedal de partida do laser

Não é raro que algo ocorra na sala de atendimento que já está pronta para uso e o profissional se distraia. Seja um telefone que toca, acompanhante andando pela sala ou qualquer outra situação pode desencadear um acidente ao pressionar o pedal com excesso de força e não ter controle do manípulo naquele momento. Até mesmo uma simples perda de equilíbrio no momento do acionamento pode desencadear um acidente grave.

Portanto, é sempre bom que o pedal tenha uma capa protetora que impeça pressão acidental. Caso não tenha a capa disponível no momento, adote total cuidado a partir do momento de ligar o laser. Tendo como objetivo evitar que potenciais acidentes ocorram, seja por pressionar excessivamente o pedal ou por não ter preparado adequadamente todo o ambiente para iniciar o procedimento e o laser acabar escorregando.

O direcionamento do laser acidental é um risco que pode causar lesões para o paciente ou para o profissional durante o atendimento. Ter controle sobre o ambiente é sempre indicado para um trabalho seguro com um laser de remoção de tatuagem.

Mantenha um trabalho seguro com laser como parte de sua rotina

Estas são todas as precauções para manter você e o cliente a salvo de incidentes indesejados. Por isso, minha recomendação: não economize em equipamentos a laser e invista na qualidade de seus serviços. De modo que, seus clientes possam ficar satisfeitos e seguros durante todo o procedimento. Agir com precaução nunca é um exagero!

Geralmente os profissionais ficam mais experientes e acabam abrindo mão de alguns protocolos na hora de trabalhar com laser de forma segura. E isso acaba abrindo margem para acidentes e uma série de problemas que não ocorreriam se o profissional estivesse mantendo todos os cuidados de um iniciante.

Portanto, aproveite as dicas e implemente em sua rotina, independentemente de quanta experiência já tenha acumulado.

Curso de remoção de tatuagem Gone Ink

Quer se especializar ainda mais em remoção de tatuagem e micropigmentação, aprender todos os protocolos de segurança e como ter uma clínica legalizada de acordo com as normas brasileiras?

Você precisa conhecer o nosso curso presencial e online Gone Ink – Remoção de Tatuagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.