Ainda que seja um tratamento superseguro e eficaz, procedimentos que envolvam o laser alexandrite exigem cuidados no pré e pós, a fim de garantir total eficácia e eliminar riscos.
Esse é um dos motivos pelos quais a escolha do profissional é muito importante: procure clínicas confiáveis, e de preferência indicadas por outras pessoas.
Leia também:
Laser Alexandrite: 7 pontos para entender sobre o assunto!
Quando não posso fazer uma tatuagem no corpo?
Quanto dói fazer uma tatuagem? Veja os locais no corpo que mais doem
Nesse post, listaremos alguns cuidados indispensáveis antes e após o tratamento com esse tipo de laser. Confira!
Cuidados Laser Alexandrite: pré-tratamento
#1 – Suspenda o uso de ácidos na região que irá receber o laser
É muito importante que você suspenda o uso de qualquer ácido na região que irá ser tratada pelo laser, pelo menos um tempo antes. Isso porque os ácidos tendem a deixar a pele mais fina, sensível e propensa a lesões.
Para saber o tempo exato de suspensão desse tipo de tratamento, converse com o dermatologista que fez a indicação da medicação e, se possível, também converse com o profissional que fará as sessões com o laser alexandrite.
#2 – Faça esfoliação na pele alguns dias antes da sessão
Como muitas pessoas sabem, a esfoliação é um passo importante nos cuidados com a pele, uma vez que cuida da eliminação de células mortas e desobstrução dos poros. Além disso, contribui para o retardamento do envelhecimento da pele, pois estimula a produção de colágeno.
Todavia, ela é essencial para a depilação a laser também, isso porque ajuda a evitar o encravamento de pelos antes da sessão, eliminando os folículos indesejados com mais facilidade. Portanto, procure realizar uma boa esfoliação na área tratada, pelo menos uns 3 dias antes.
#3 – Evite a exposição solar excessiva (bronzeamento? Nem pensar!)
Não utilize bronzeadores, nem se exponha muito ao sol, pelo menos 1 mês antes de cada sessão. Isso porque a combinação da modificação temporária de coloração da pele com o tratamento estético pode causar seríssimas reações dermatológicas. Isso inclui: possíveis queimaduras, bolhas e, de quebra, um resultado insatisfatório, pois o laser atingirá as partes mais pigmentadas ao invés de dar total atenção ao pelo.
Salvo que, uma semana antes, é totalmente proibido que o paciente tenha feito algum tipo de bronzeamento – natural ou não.
#4 – Remova o excesso de pelos antes da sessão
É imprescindível que seja feita uma pré-depilação com lâmina (ou métodos que apenas cortem o pelo, nunca com cera ou outros que removam o pelo da raiz). Isso porque o laser precisa atingir a parte mais superficial do pelo para adentrar à pele. Se os pelos estiverem muito longos, o resultado será apenas externo. Ou seja, ineficaz.
#5 – Adie a sessão se sua pele estiver machucada/irritada
Caso você esteja com problemas na pele, como irritações por alergias, espinhas ou até mesmo infecções mais sérias, o ideal é que você as trate antes de realizar de fato a sessão, pois o contato com a energia do laser pode agravar a situação e comprometer os resultados.
#6 – Tome cuidado com o uso de antibióticos!
Sim, é isso mesmo! Ainda que muita gente não saiba dessa informação, o uso de antibióticos antes de sessões de depilação a laser pode causar problemas, uma vez que a composição de determinados medicamentos, quando combinados com a luz emitida, podem aumentar a fotossensibilidade da derme, a deixando muito mais propensa aos danos causados pelo calor – como bolhas ou febre, por exemplo.
É por isso que geralmente as clínicas que realizam esse tipo de tratamento dão uma ficha de anamnese para cada paciente. Desse modo, entenderá qual é o comportamento do mesmo, se faz uso de medicamentos que podem influenciar nos resultados ou até mesmo prejudicar a saúde.
#7 – Evite o uso de desodorantes ou maquiagens no dia da sessão
O tratamento com laser alexandrite será nas axilas? Então, evite o uso de desodorantes no dia, pois os resíduos desses produtos podem desviar a atenção do laser e prejudicar os resultados.
A sessão será no rosto? Se estiver usando maquiagem, o laser poderá ser atraído por pigmentos mais escuros depositados na região, o que também atrapalha.
Cuidados laser alexandrite: pós-tratamento
Já no tratamento pós sessão, os cuidados continuam. Veja quais são:
#8 – Continue evitando a exposição ao sol
Pelo menos nas primeiras 24 horas, evite completamente qualquer tipo de exposição ao sol, pois nesse período, nem mesmo os protetores/bloqueadores solar conseguem proteger totalmente a pele do aparecimento de manchas nas regiões expostas. Entretanto, é muito importante conferir o tempo exato com o profissional.
Independente do período, sempre use protetor solar antes de sair de casa, e evite o uso de outros produtos que não sejam protetores/bloqueadores.
#9 – Não utilize esponjas ou outros objetos que causem atrito com a pele
O atrito desnecessário e excessivo com a pele depilada, pode causar algumas reações indesejadas, como alergias, machucados ou manchas também. Além disso, ao tomar banho, opte por um sabonete neutro.
#10 – Não estranhe se os pelos “continuarem crescendo” após a sessão
Isso é bem comum, porque o processo foi “interrompido” de dentro para fora, e levará entre 10 a 15 dias até o pelinho que estava em fase de desenvolvimento cair. Ou seja, é um processo bem gradativo.
Mas, fique tranquilo(a) que os resultados aparecem logo nas primeiras sessões.
Essas foram algumas dicas essenciais, mas reforçamos a importância de sempre consultar o profissional que realizará o tratamento. Ele normalmente dará essas dicas no pré e pós, mas fique sempre atento(a).
Em casos de dúvidas ou orçamentos, entre em contato conosco:
WhatsApp – (11) 94264-1574
Instagram – https://www.instagram.com/helltatto/
Facebook – https://pt-br.facebook.com/Helltattoo/
Email – [email protected]