A dor na remoção de tatuagem é, sem dúvidas, um dos medos mais comuns entre as pessoas que decidem iniciar o procedimento apara remoção. Afinal, o que se ouve por aí é que a remoção a laser doí mais do que fazer uma tatuagem.
Entretanto, mesmo a sensibilidade para dor sendo algo individual, é possível amenizar a dor nas sessões e trazer mais conforto para os pacientes, por meio da anestesia local.
Nesses casos, surge uma nova dúvida nos pacientes “será que a anestesia diminui os resultados que a remoção terá”. Isso porque, é comum que eles associem que pelo fato da sessão ser mais tranquila, que o procedimento perca um pouco a eficiência. Mas, não é bem assim que acontece e esse pensamento está equivocado.
Veja abaixo a matéria em que explicamos se a anestesia diminui ou não a eficiência na remoção e como ela impacta no tratamento a laser.
Anestesia diminui a eficiência da remoção?
Felizmente, a anestesia na hora da remoção de tatuagem a laser não interfere em nada no procedimento, e tão pouco diminui os seus resultados.
O anestésico tem uma única função, que é barrar o neurotransmissor da dor, durante o procedimento de remoção. Portanto, ele não tem capacidade de diminuir o efeito, e nem otimizar o efeito.
“O anestésico que temos na Hell Tattoo, é um anestésico local, ele não é uma sedação. Portanto, não precisa de anestesiologista para sua aplicação”, explica o biomédico esteta, Giancarlo Pincelli, sobre o método utilizado na clínica.
Além disso, a eliminação do pigmento da tatuagem acontece após o efeito do laser na pele. Sendo assim, o laser de alta potência quebra o pigmento da tatuagem em diversos fragmentos, e quem elimina a coloração que ela possui, é o próprio organismo do paciente.
Nesse sentido, durante a sessão de remoção não há eliminação do pigmento. Esse é um processo que leva tempo, e por conta disso, inclusive, é indicado um intervalo de um a dois meses para cada sessão de remoção.
Sendo assim, o fato da área do corpo do paciente estar anestesiada durante a sessão não interfere em nado no resultado que ele terá. Inclusive também não torna a eliminação do desenho mais eficiente.
Na prática, a anestesia só tem como funcionalidade permitir com que os pacientes não tenham uma alta sensibilidade a sessão de remoção. Em outras palavras, a tolerância de dor se torna maior, e ele pode realizar a remoção a laser mais tranquilamente.
Nos conte nos comentários se você gostaria de fazer sua remoção de tatuagem com anestesia, ou se acha que também consegue fazer sem ela.