Muitas pessoas desejam realizar em seu corpo uma arte que cobre grande parte do corpo ou até mesmo uma simples frase que à define. Porém, a fama de ser um procedimento doloroso é um dos principais mitos que existe sobre a tatuagem e isso faz com que muitas pessoas desistam de realizar a técnica.
Se você ainda não fez sua tatuagem por ouvir estes rumores, vamos ver se o procedimento é mesmo doloroso e o que podemos fazer para minimizar esta dor.
Claro, assim como o mundo da tatuagem avança para melhorias em técnicas e formas de tatuar as pessoas. As industrias criam e inovam produtos que podem auxiliar no procedimento e evitar que o cliente sinta dor.
Tatuagem realmente é um procedimento doloroso?
Não podemos negar, e sim, o processo de tatuagem é dolorido. Afinal, o procedimento consiste em depositar tinta em camadas mais profundas da pele através de perfurações de agulha. Porém, existem os locais que doem mais que outros, como é o caso de mãos, pés e costela. Se comparados a braços e pernas.
Mas o que realmente determina a intensidade da dor é, principalmente, a sensibilidade da pessoa e a quantidade de gordura que a área a ser tatuada possui. Locais que tem uma quantidade a mais de gordura tendem a serem menos dolorosos.
Entretanto, existe alguns métodos de diminuir a dor independente do local, através de pomadas anestésicas para tatuagem, gelo e até anestesias locais. E se o principal motivo para você adiar a sua tatuagem era a dor e o incomodo, sabendo disso com certeza você irá fazê-la. Confira!
Existe anestesia para tatuagem?
Caso seu tatuador lhe pergunte se você deseja ser anestesiado antes de começar o procedimento, saiba que é necessário estar atento a alguns detalhes.
No mercado, não há nenhum tipo de anestesia desenvolvida propriamente para tatuagem. A justificativa é que qualquer outro produto em contato com a pele no momento da perfuração pode comprometer todo o processo.
Mas existem algumas pomadas tópicas que são utilizadas como anestesia para tatuagem, são pomadas a base de xilocaína, prilocaína e lidocaína, substâncias que adormecem superficialmente a área onde são aplicadas. Estas pomadas geralmente são utilizadas em procedimentos cirúrgicos dermatológicos superficiais, sessões de tratamento a lasers e aplicações faciais.
Pomadas anestésicas para tatuagem é uma boa opção?
O problema de utilizar pomadas anestésicas para tatuagem é que, a área que será tratada não ficará completamente indolor, você ainda sentirá um incomodo e muitos tatuadores não indicam a utilização desse tipo de produto, pois alegam que o pigmento da tinta pode ser modificado ao entrar em contato com as substâncias contidas na pomada.
É essencial que você converse com seu tatuador antes de tomar qualquer decisão, pois mesmo que não seja algo indicado a se fazer, ele poderá te indicar nomes, marcas e o modo de usar de cada pomada.
Caso você deseje comprar por conta própria e pretende se submeter à tais riscos, as pomadas anestésicas para tatuagem mais utilizadas, são:
Pomadas anestésicas para tatuagem
Xylocaína
Feita a base de lidocaína, a Xilocaína pode ser utilizada para aliviar dores causadas por queimaduras, ferimentos, rachaduras na pele e tatuagem. A ação da pomada é extremamente rápida, cerca de 5 minutos após aplicação na área.
Emla
Antes de utilizar a pomada Emla é necessário ficar atento à detalhes: a dose indicada para um adulto é de 1 aplicação de 2 gramas, aplicadas por, no mínimo, 1 hora antes de realizar o procedimento da tatuagem. Indivíduos com alergia à prilocaína ou xilocaína, que são seus princípios ativos, não é indicado o uso do creme.
Anestop
Anestop é considera uma das melhores pomadas anestésicas para tatuagem, pois é composta pelos princípios ativos ametocaína, prilocaína e lidocaína. Sua capacidade anestésica é enorme e não é necessário uma bandagem oclusiva no momento da aplicação.
Medicaína
Medicaína é um creme composto por lidocaína e prilocaína. Para usá-lo como anestésico para tatuagem é necessário aplicar uma bandagem oclusiva sobre o creme e deixar agir por cerca de 1 a 5 horas na pele.
Dermomax
Dermomax é um anestésico superficial à base de lidocaína indicado para tratar ferimentos e antes de alguns procedimentos na uretra feminina e masculina, como exploração por sonda.
Como usar pomadas anestésicas?
De modo geral, o modo de usar pomadas anestésicas para tatuagem é muito simples. Basta passar uma camada da pomada sobre a área desejada alguns minutos ou horas antes de ser tatuado. Algumas pomadas necessitam ser tampadas com plástico filme e outras necessitam de retoques durante a aplicação. Antes de aplicar a pomada em sua pele, leia a Bula. E evite complicações.
Bom, agora que você já sabe que pode diminuir a dor sentida no momento de se tatuar, basta correr a um estúdio de confiança e fazer sua primeira tattoo.
Falando em estúdio de confiança… Que tal conhecer o estúdio Hell Tattoo, do Biomédico e Laserterapeuta Giancarlo Pincelli. Hell Tattoo é um estúdio de tatuagem renomado e fica localizado em São Paulo. Além de tatuagens e piercings, é possível remover uma tatuagem.
A clínica é conceituada no ramo de remoção de tatuagem e trabalha com tecnologia PicoSure, além de outras tecnologia como Q-switched Rubi, Q-switched Nd YAG, co2 fracionado, etc. E também remoção de micropigmentação.
Agende o seu horário e conheça mais o trabalho do Giancarlo entrando em contato através dos números: (11) 4443-8613 ou (11) 98361-1433. Temos certeza que ele indicará o melhor desenho e a melhor técnica para a sua pele.