fbpx

Blog HellTattoo

/
Blog

Quais são os riscos da depilação a laser?

Quais são os riscos da depilação a laser?

Diversas clínicas de estética disponibilizam o serviço de depilação a laser. No entanto, nem todas alertam sobre os possíveis riscos associados ao método de remoção.

De maneira geral, é um método seguro quando executado após uma avaliação detalhada e com o uso do laser bem calibrado para cada paciente. Sendo assim, é fundamental contar com um profissional qualificado para executar o procedimento com eficiência. Caso contrário, o paciente estará exposto a uma série de danos definitivos.

Entenda mais sobre a depilação a laser

A depilação a laser utiliza um equipamento que emite um feixe de luz com o objetivo de garantir que o folículo piloso seja atingido e eliminado gradativamente da pele. Dessa forma, o folículo “morre” e o desenvolvimento de fios é parcial ou totalmente cessado naquela região.

Todavia, quando o feixe de luz emitido é muito intenso, pode ocasionar danos na pele e, alguns destes danos podem ser irreversíveis.

Quais são os riscos da depilação a laser?

Existem alguns riscos da depilação a laser que não é executada corretamente, como:

  • Desencadear manchas na pele;
  • Ocasionar queimaduras com bolhas;
  • Vermelhidão da área tratada ser persistente;
  • Ocasionar úlcera que desencadeia infecções por bactérias.

 

Portanto, os danos além de temporários podem também se tornar irreversíveis, dependendo de qual é a situação de exposição.

Uma queimadura com bolha pode desencadear alteração da sensibilidade naquela região, requer tratamento específico e precisa ser acompanhada até concluir sua cicatrização. Todos os riscos podem ser minimizados com a conduta profissional correta, que requer uma avaliação detalhada da pele, pelo e orientação de cuidados antes e após a sessão.

Efeitos colaterais da depilação a laser

Além de saber quais são os riscos da depilação a laser, também é importante conhecer quais são os efeitos colaterais de cada sessão.

A exposição está sujeita a causar diferentes reações em cada pessoa, como:

  • Inchaço no local da aplicação;
  • Vermelhidão temporária após a aplicação;
  • Sensação de desconforto na região.

 

Cada pele reage de uma forma, de acordo com seu grau de sensibilidade à aplicação. Portanto, é interessante ter cuidado e seguir todas as orientações do profissional que está promovendo suas sessões.

Em geral, os efeitos colaterais desaparecem pouco tempo após a sessão de depilação, bem como é possível utilizar gelo na região para minimizar eventuais desconfortos.

A maior parte das pessoas percebe os efeitos colaterais sumindo espontaneamente. Se não é o seu caso, vale a pena procurar o profissional que está conduzindo sua remoção e pedir ajuda.

Procure uma empresa confiável para realizar o tratamento

Para evitar acidentes e danos em sua pele, é fundamental que a depilação a laser seja conduzida por um profissional capacitado, que utilize bons equipamentos.

Quando o laser está desgastado ou não recebe a manutenção correta, se torna imprevisível. Portanto, o profissional perde parte do controle de quanta energia aquele feixe de luz poderá proporcionar na sua pele. Isso pode desencadear bolhas, queimaduras e até mesmo alteração da pigmentação.

A depilação a laser é mais arriscada para a pele negra

É importante saber que o laser é atraído pela melanina do pelo. Por isso, a pele negra possui maior risco de manchar durante o tratamento de depilação, pois o feixe pode ser atraído não só pela melanina do pelo, como também pela melanina da pele. As consequências? Manchas, queimaduras e outros danos.

O ideal é que a pele negra seja submetida aos lasers mais modernos que são mais seguros e o profissional que faça o procedimento tenha experiência na área.

Pele sensível

Pessoas que possuem pele sensível são as mais propensas aos danos passageiros da depilação a laser, como manchas locais e sensação de queimação na região. Por conta disso, há a necessidade de seguir rigorosamente com os cuidados dermatológicos, como hidratar bem, evitar exposição solar e obedecer a tudo que o profissional orientar.

Além disso, consumir alimentos ricos em nutrientes, hidratar a pele com cremes para peles sensíveis e beber bastante água são cuidados importantes na rotina, tendo em vista que a camada superficial da pele sofrerá menos com a sensibilidade.

Agora que já sabe quais são os riscos e a importância de escolher profissionais e equipamentos confiáveis, conte com a Beleza & Laser. Nossos profissionais estão prontos para te atender com segurança e alta qualidade, garantindo bons resultados no processo de remoção dos fios indesejados.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DE CONTEÚDO: 27/11/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress