fbpx

Blog HellTattoo

/
Blog

Distribuição do pigmento da tatuagem no sistema sangíneo e linfático

Desde a descoberta do pigmento da tatuagem, nossos ancestrais já praticavam a arte de pintura em suas peles, que datam dos primórdios da humanidade.

De lá para cá a evolução tecnológica permitiu tornar o processo mais rápido, com menos dor e, ainda, facilitou o entendimento sobre como funciona a parte química e física de uma tatuagem.

Saber em detalhes como o pigmento age no corpo ajuda a tornar essa arte mais segura e ainda, produzir equipamentos e insumos cada vez melhores.

Para que você compreenda um pouco mais sobre a interação da tinta com o organismo, a Hell Tattoo encontrou um estudo muito interessante: “Distribuição do Pigmento da Tatuagem no Sistema Sanguíneo e Linfático – revisão de literatura“, que pode explicar mais sobre esse assunto.

O processo de ação do pigmento da tatuagem com o corpo

Durante a criação de uma tattoo no corpo, o pigmento da tatuagem entra na pele por meio de perfurações nas principais camadas, que são a epiderme e a derme. 

Cerca de 30% dos pigmentos são absorvidos pelo corpo, por meio dos macrófagos dérmicos e subdividido nas camadas superficiais da derme por eles.

A outra parte das partículas, acabam encapsuladas na derme e transportadas para outros lugares do corpo pelo sistema circulatório.

A circulação sanguínea leva o pigmento de tatuagem até o fígado, onde encontram as células de Kupffer, conhecidas também como macrófagos.

Para o pigmento de tatuagem entrar na pele, a membrana basal da epiderme precisa ser danificada pelo trauma das agulhas e, logo após, o pigmento é translocado da superfície até a derme para chegar aos vasos sanguíneos e linfáticos.

Entenda o processo em um intervalo de tempo

Depois de 2 horas, a reação imunológica é mediada pelas células de defesa e se inicia a fagocitose das partículas de pigmento por leucócitos, distribuídos para a corrente sanguínea. 

Após 24 horas, ocorre a translocação do pigmento da pele para os linfonodos regionais e com cerca de uma semana ocorre a renovação do tecido conjuntivo, que mantém o pigmento entre os fibroblastos e o fixa abaixo da junção da epiderme e derme.

Com o envelhecimento da tatuagem, as partículas de pigmentos vão pela linfa para os gânglios linfáticos regionais e locais.

Em resumo, durante a técnica de tatuagem, ocorre imediatamente o rompimento da camada epidérmica da pele, introduzindo o pigmento na derme. 

Na sequência, por meio do encapsulamento dos macrófagos, o pigmento circula ao longo do sistema circulatório, sendo depositado nos gânglios linfáticos ou fígado, dependendo da sua via de transporte.

Estudos sobre a assunto estão em desenvolvimento

Diversos estudiosos têm trabalhado arduamente para entender, cada vez melhor, como funciona o processo a partir do momento que o pigmento de tatuagem entra na pele.

Exemplo disso, o responsável pela Hell Tattoo, Dr. Giancarlo Pincelli, (CRBM 47086), publicou um artigo cientifico que fala em detalhes sobre “Remoção de tatuagem a laser Nd:YAG em indivíduos com fototipos de pele IV-VI: uma série de casos”.

Todo esse processo de pesquisa é válido para elucidar e tornar essa arte milenar e, cada vez mais popular, um processo seguro. Além disso, que garanta a satisfação de quem eterniza uma arte no corpo, por algum significado, ou simplesmente por gostar de tatuar.

Dessa forma, conhecer mais todo esse processo ajuda a cuidar de problemas que podem acontecer no futuro. Principalmente com o corpo e pele de quem faz uma tatuagem.

De qualquer forma, vale sempre procurar um profissional qualificado e que entenda perfeitamente o que faz para que a tattoo não vire uma dor de cabeça.

Certamente, em situações como essa, em que é necessário a remoção de tatuagem, saiba que a Hell Tattoo é uma clínica especializada, com mais de 16 anos de experiência e possuí todo o conhecimento necessário para te ajudar.

Por fim, faça já uma avaliação com os melhores profissionais em nosso estúdio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress