Se você está lendo este artigo, certamente esta querendo saber como remover tatuagem para tirar da própria pele ou deseja informações para alguém que deseja fazer a remoção, certo? Porém, antes de tomar qualquer decisão para realizar o procedimento de retirada de tatuagem, é importante que leia este artigo até o final.
Não é nada fácil remover uma tatuagem e é preciso tomar alguns cuidados e precauções para que o procedimento ocorra da melhor forma e você consiga diminuir as chances de uma infecção.
Hoje em dia, podemos encontrar diversos métodos e técnicas que podem remover os pigmentos do corpo. Pode ser usado laser de picosegundos, como o Laser Spectra, técnicas de dermoabrasão e cirurgia. E há quem diga que também é possível remover uma tatuagem com métodos caseiros, sem sair de casa, com sal e também com produtos naturais.
Leia também:
Dúvidas Sobre Remoção de Tatuagem: O que perguntar antes do tratamento?
Cirurgia para Remover Tatuagem: Como é feita, riscos e pós-tratamento
Principais dicas para evitar cicatrizes após remover tatuagem
E se você realmente deseja tirar uma tatuagem é preciso que você tenha algumas informações antes. Por isso, fizemos este post com as principais dicas que você precisa saber antes de remover uma tatuagem a laser. Aproveite!
O que preciso saber antes de remover uma tatuagem? 10 dicas.
#1 – O que esperar do tratamento de remoção?
Antes de remover uma tatuagem, saiba que com o tratamento a laser a remoção da tatuagem tem ótimos resultados, veja alguns resultados clicando aqui. É importante que você converse com nossos profissionais e tome conhecimento dos métodos e riscos que podem ocorrer.
É importante saber que algumas tatuagens podem deixar uma imagem fantasma, ou até mesmo cicatrizes hipertróficas após o tratamento. Uma das alternativas à remoção é o cover-up.
#2 – Qual o prazo para o remover completamente uma tatuagem?
O processo para remover tatuagem é longo e serão necessárias várias sessões de tratamento e, infelizmente, em sua primeira visita ao especialista, não será possível determinar o número exato de sessões.
Em média, para se ter uma remoção completa são necessárias de 6 a 10 sessões, porém muitas vezes este numero é ultrapassado, além disso, o tempo em uma sessão e outra, pode demorar de 30 a 45 dias para cicatrização, esse é o fator chave para definir a duração do tratamento.
Quando a pessoa que deseja remover uma ou mais tatuagem, claro que quer removê-la o mais rápido possível, no entanto, se o tempo de cicatrização for interrompido por outra aplicação a laser, podem aumentar os riscos de efeitos colaterais, e o tratamento pode causar infecções na pele e feridas abertas.
Portanto, é necessário seguir o tratamento à risca e o prazo para cicatrização não seja quebrado, mas claro, cada organismo reage de uma forma. Caso o paciente apresente alterações na textura da pele ou algum efeito colateral diferente, este prazo pode chegar há 60 dias ou mais.
#3 – O local onde se encontra a tatuagem
Geralmente este fator não importa. O tratamento é apenas um pouco mais longo em tatuagem que não estão tão próximas ao coração, como pernas e braços. Isso ocorre porque próximo ao coração temos uma circulação sanguínea melhor, por este motivo, tatuagens que se encontram próximas ao coração tendem a ter melhores resultados.
#4 – Tatuagens profissionais x tatuagens amadoras
A remoção das tatuagens, em geral, depende de diversos fatores e este fator é um deles. Tatuagens feitas por profissionais penetram em camadas da pele mais profundas e, muitas vezes, a tinta utilizada é mais densa, o que pode dificultar um pouco a remoção. Tatuagens feita por amadores são mais fáceis de serem removidas, porque geralmente, ficam superficiais e não atingem camadas tão profundas.
#5 – Saber sobre os diferentes tipo de lasers
A remoção de uma tatuagem não é feito apenas por um tipo de laser, pois ainda não existe um laser capaz de realizar este processo único. Cada laser tem uma vantagem sobre determinada gama de cores, ou seja, em alguns casos é necessário a utilização de dois a três tipos de laser.
Antes de remover uma tatuagem pergunte quais lasers podem ser utilizados no seu tratamento.
Remoção de tatuagem a laser – Resultado obtido aqui na HellTattoo.
#6 – O que pode ocorrer após o tratamento de remoção de tatuagem a laser?
Após as sessões é possível que você se depare com bolhas, inchaço, sangramento, vermelhidão, e/ou manchas claras ou escuras temporárias. Mas, não se assuste. Estes efeitos são comuns no tratamento e normalmente desaparecem dentro de duas semanas. Caso ultrapasse este tempo, procure imediatamente seu médico.
#7 – Quais os riscos de remover uma tatuagem?
Antes de remover uma tatuagem é importante saber que você corre riscos de efeitos colaterais aparecerem, os mais comuns são a hiperpigmentação (escurecimento) ou hipopigmentção (clareamento) do local tratado.
Com o tempo, cerca de 6 a 12 meses essas manchas geralmente desaparecem. Também pode ocorrer a mudança da textura da pele, infecções, queimaduras e formação de cicatrizes hipertróficas (quelóides).
#8 – Algumas cores podem escurecer com o tratamento?
Isso mesmo, algumas tintas podem conter a presença de óxido de ferro e dióxido de titânio, e quando são expostas ao feixe de luz do laser podem oxidar imediatamente. Com tratamentos complementares é possível corrigir este problema.
#9 – Pele mais escuras correm mais riscos?
Pessoas com pele mais escuras tem maior risco de sofrerem com a hipopigmentação na remoção de tratamento a laser, porque o laser ao remover o pigmento da tinta pode remover também os pigmentos da pele. O profissional deve realizar o processo com muita cautela, para que isso não ocorra. O médico sempre realiza testes em uma pequena região para que os riscos sejam minimizados.
#10 – Tira todas as duvidas
O método de remoção de tatuagem a laser é seguro, porém deve ser feita por um profissional qualificado. É importante que antes de remover uma tatuagem você faça todos os tipos de perguntas ao seu médico, pois a saúde, o organismo e a tatuagem de cada paciente, são extremamente diferentes. Não tenha medo de fazer as perguntas, é sua pele que está em jogo.
Pergunte sobre os possíveis riscos e efeitos colaterais com base em sua própria situação. Tendo está base, peça que o médico lhe mostre fotos de pacientes com a tatuagem e tom de pele semelhante ao seu. Dessa forma, poderá criar expectativas construtivas sobre seu tratamento.
Aqui na HellTattoo contamos com profissionais qualificados e experientes no procedimento de remoção de tatuagem. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o procedimento ou quer mais informações para remover sua tatuagem, fale com um de nossos atendentes.
WhatsApp – (11) 94264-1574
Instagram – https://www.instagram.com/helltatto/
Facebook – https://pt-br.facebook.com/Helltattoo/
Email – [email protected]