fbpx

Blog HellTattoo

/
Blog

Remoção de tatuagem prejudica a pele: mitos e verdades

Você já ouviu alguém dizer que não compensa remover uma tatuagem, pois esse processo prejudica a pele? A verdade é que existem muitos mitos ao redor desse tema, que podem mesmo causar dúvidas.

Por conta de experiências ruins de algumas pessoas, muitas outras acabam acreditando que a experiência será igual.

Pensando nisso, a Hell Tattoo elaborou uma matéria que vai desmistificar as dúvidas ao redor desse tema. Veja abaixo os mitos e verdades sobre remoção de tatuagem prejudicar ou não a pele.

5 mitos e verdades sobre remoção de tatuagem prejudicar a pele dos pacientes:

1. A remoção de tatuagem a laser causa câncer

(Mito)

Esse é um dos mitos mais comuns, porém não há evidências científicas que comprovem que o laser utilizado para remoção de tatuagens possa causar câncer.

Os lasers usados são aprovados por órgãos de saúde como a Anvisa (no Brasil) e são amplamente testados.

Durante o processo de remoção o paciente não adquire câncer pique o que o laser faz é fragmentar as partículas de tinta, permitindo que o organismo as elimine naturalmente ao longo do tempo.

2. É possível ficar com a pele manchada após a remoção

(Verdade parcial)

Embora seja raro, algumas pessoas podem desenvolver hiperpigmentação (pele escurecida) ou hipopigmentação (pele mais clara) temporária nas áreas tratadas.

Esses efeitos ocorrem mais frequentemente em pessoas com tons de pele mais escuros, pois o pigmento da pele também pode absorver parte do laser.

No entanto, essas manchas geralmente desaparecem com o tempo, conforme a pele se recupera.

3. O laser da remoção de tatuagem causa cicatriz

(Mito: quando a remoção é realizada em um local seguro e responsável)

A remoção de tatuagem a laser, quando realizada corretamente e em clínicas especializadas, dificilmente deixará cicatrizes.

O laser é projetado para atingir apenas o pigmento da tatuagem, preservando as camadas saudáveis da pele.

No entanto, se a pele já estiver danificada, como no caso de tatuagens mal feitas ou pele com tendência à cicatrização inadequada, há uma chance mínima de cicatriz, que geralmente é associada a cuidados pós-procedimento inadequados.

4. A remoção a laser é dolorosa e pode queimar a pele

(Verdade parcial)

A sensação de dor varia de pessoa para pessoa, e muitos descrevem o procedimento como desconfortável, similar a pequenas picadas na pele.

No entanto, na Hell Tattoo contamos com diversas técnicas para diminuir o desconforto de nossos pacientes, como o resfriador e anestésico local.

Quanto à queimadura, se o laser for mal ajustado ou aplicado de maneira incorreta, há o risco de pequenas queimaduras superficiais.

É por isso que escolher uma clínica de confiança e com equipamentos de última geração é essencial.

Saiba mais: Referência em remoção de tatuagem a laser: conheça a Hell Tattoo

5. Toda tatuagem pode ser removida completamente

(Mito)

Nem todas as tatuagens podem ser removidas 100%. Fatores como a profundidade da tinta, o tipo de pigmento e a localização da tatuagem influenciam os resultados.

Em muitos casos, é possível alcançar uma remoção quase total, mas em outros, uma leve sombra ou resquício da tatuagem pode permanecer.

Isso acontece porque, tatuagens mais antigas e com cores como preto e azul são mais fáceis de remover, enquanto cores como verde e amarelo podem ser mais desafiadoras. Além disso, o organismo do paciente também conta no processo de remoção.

Confira mais detalhes: Remoção de tatuagem colorida: desafios e soluções

Quer saber mais sobre remoção de tatuagem ou solicitar um orçamento com a nossa equipe? Entre em contato aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress