Tintas de tatuagem – Imagem meramente ilustrativa.
A cada dia que passa a procura por tatuagens cresce e ganha mais popularidade, principalmente entre os jovens adultos. E pensando nisto, os dermatologistas observaram o aumento das complicações com o procedimento e, até mesmo, problemas com tinta de tatuagem.
Na realidade, o Centro de Pesquisa Pew constatou que 36% da população americana com idade entre 18-25 anos, tem algum tipo de tatuagem pelo corpo. E observou que as principais reações alérgicas, infecções graves e de reações a tinta de tatuagem podem imitar o câncer de pele.
Se você pretende fazer uma tatuagem e quer saber quais são os principais problemas envolvendo as tintas de tatuagem, continue a leitura do nosso post.
Leia também:
10 Dicas que você precisa saber antes de remover sua tatuagem
Cover-Up uma alternativa para cobrir sua tatuagem mal feita e inadequada
[HellTattoo Responde] Principais dúvidas sobre remoção de tatuagem
Quais principais problemas com tintas de tatuagem?
De uns anos pra cá, a composição das tintas de tatuagem obtiveram uma mudança drástica.
Antigamente, os sais de metais, chumbo, cobalto, e de carbono foram utilizados em tintas. Porém, nos dias de hoje, existem tinta que contêm em sua composição corantes azo orgânicos com pigmentos à base de plástico também utilizados em industriais em impressão, têxteis e pintura do carro.
Há diversas incógnitas sobre como essas tintas possam interagir com a pele e dentro do corpo e, se elas são responsáveis por um número crescente de complicações.
Reações alérgicas
Reações alérgicas podem ocorrer dias, meses e até mesmo anos após sua tatuagem estar feita. Seus principais sintomas são coceira, inchaços ou até erupções cutâneas. Uma pomada tópica de esteroides pode lhe ajudar a conter estas reações.
Nos casos em que ocorre uma reação alérgica meses ou anos mais tarde, a pessoa afetada pode não suspeitar que a tatuagem é o culpado.
Pessoas que tenham psoríase e eczema, é importante saber que as tatuagens podem causar condições crônicas da pele a incendiar.
Além disso, a pessoa pode apresentar sinas de sarcoidose (uma desordem auto-imune caracterizada por inchaço e prurido) isso pode ocorrer anos após a tatuagem feita e podem envolver outros órgãos, tais como os pulmões ou olhos.
Sarcoidose não é causada exatamente pela tatuagem em si, porém pode se mostrar dentro da arte. Neste caso, é imprescindível que um médico seja procurado. No entanto, o tratamento inclui pomadas tópicas e, nos casos mais graves, medicamentos imunossupressores.
Câncer de pele
O cancro de pele pode surgir dentro de uma tatuagem, e por isso, é preciso que o tatuador tenha cuidado ao tatuar sobre uma toupeira existente. Entretanto, há uma reação causada por colisão que imita o câncer de pele e que é muito difícil de ser distinguida, e isto pode arruinar sua tatuagem.
Esta colisão ou lesão é conhecida como carcinoma de células escamosas. A reação pode surgir dentro do desenho e ser confundida facilmente com um tipo de câncer de pele. Desse modo, é necessário que o paciente faça uma biópsia para distinguir e, em alguns casos, pode ter de ser tratado como um cancro da pele, com uma cirurgia adicional.
Infecções
Há diversas infecções relacionadas com a tatuagem e, algumas delas podem representar sérias complicações para a saúde. As mais comuns são infecções bacterianas localizadas.
Porém, existem relatos de pacientes com sífilis e hepatite B e C que foram transmitidos através de práticas não-estéreis. Entretanto, as reações também podem ser problemas com tinta de tatuagem, e não apenas dos instrumentos mal esterilizados.
Além disso, quando um paciente é atingido por uma infecção de microbactérias atípicas, os principais sintomas são coceira, pústulas dolorosas e inchaços vermelhos durante o primeiro mês da nova área tatuada. Para este tipo de infecção o paciente pode realizar uma biópsia da tatuagem e as bactérias são tratadas.
Este tipo de bactéria é o mais difícil de ser tratado. Já as bactérias estafilococos são fáceis de serem curadas e exigem apenas que o paciente tome uma série de antibióticos orais para limpar a infecção.
Dicas para minimizar reações e problemas com tinta de tatuagem
- Procure um tatuador profissional qualificado e que é licenciado com base em requisitos de um estado.
- Observe se os equipamentos estão em embalagem estéril.
- Caso você tenha um histórico de reação a tatuagem é importante que você avise o tatuador, afim de minimizar os riscos.
- Aqueles com uma condição crônica da pele, como a psoríase, eczema, ou uma tendência para queloides deve verificar com um dermatologista quais os possíveis riscos de fazer uma tatuagem.
- Evite tatuagem sobre uma toupeira porque vai torná-lo mais difícil de diagnosticar um problema se a toupeira muda no futuro.
Mesmo após seguir corretamente todas as dicas citadas acima você apresentar quaisquer tipo de problemas com tinta de tatuagem, procure um médico especialista o mais rápido possível.
O que achou do conteúdo? Tirou todas as suas dúvidas sobre os problemas com tinta de tatuagem? Esperamos que sim. Siga-nos nas redes sociais e compartilhe essa informação com seus amigos e colegas.
WhatsApp – (11) 94264-1574
Instagram – https://www.instagram.com/helltatto/
Facebook – https://pt-br.facebook.com/Helltattoo/
Email – [email protected]